Cacatuas em garrafas plásticas vendidas a R$3.025 no mercado negro.

A vida de um animal geralmente não significa muito para um caçador. Eles continuam o contrabando de marfim, pele ou até de animais vivos sem considerarem os impactos que isso tem para o mundo. A regra de ouro da caça ilegal é: quanto mais raro o animal, maior o lucro. As práticas cruéis da caça são bastante conhecidas, mas um achado recente dos agentes alfandegário da Indonésia elevou essa crueldade a níveis absurdos:

Primeiro, os agentes não conseguiram dizer que criatura estava enfiada dentro das garrafas plásticas. Essa foi uma tentativa de negociar ilegalmente Cacatuas de Crista Amarela.

Estas lindas aves são vendidas em média a R$3025, cada, no mercado negro. Mas isso é só a ponta do iceberg: é estimado que o comércio ilegal de animais ganhe mais de 22 bilhões de dólares de receita por ano. Essa crescente indústria causa efeitos devastadores na flora e fauna local.

Só na Indonésia existem 13 espécies de pássaros e numerosas sub-espécies que correm risco de extinção, um resultado direto da caça e comércio ilegal de animais. Claro que esse problema não afeta apenas os países da Ásia, mas o mundo todo. Suspeita-se que cartéis poderosos estejam por trás dessas operações que são, aparentemente, quase tão lucrativas quanto o tráfico de drogas e o tráfico humano.

Os caçadores estão, na verdade, prejudicando o seu próprio negócio. Essa prática é a grande causa da extinção das espécies, o que, naturalmente, causa problemas para estes mesmos caçadores. Muitos deles estão tentando criar esses animais em cativeiro. Parece que a demanda está crescendo, assim como o mercado negro.

Wikimedia Commons

Até agora, o comércio ilegal de aves está focado principalmente em países do Leste Asiático, mas é só um questão de tempo até as aves nativas dos outros continentes serem o alvo. Aves em extinção existem na maioria das regiões do mundo.

A wounded bald eagle receiving follow-up treatment by University of Tennessee Veterinary Hospital.

Já passou da hora desses caçadores serem detidos. O primeiro passo é lançar uma luz sobre essa terrível prática ilegal. 

Comentários

Também incrível