Dormir sobre o seu lado direito é ruim para sua saúde.

Em média, nós dormimos cerca de oito horas todas as noites, o que significa que passamos um terço de nossas vidas na cama. Dormir é incrivelmente importante para nossa saúde, e se nós não descansamos o suficiente, nossos corpos ficam desequilibrados. Mas de acordo com um estudo recente publicado no Journal of Clinical Gastroenterology, a quantidade de sono não é o único fator que afeta nossa saúde. O estudo descobriu que a posição em que você dorme também pode ter um efeito dramático.

Pesquisadores determinaram que é mais saudável dormir sobre o seu lado esquerdo. As razões são bem simples, mas plausíveis. Nós resumimos cinco delas neste vídeo: 

1. Melhoria da drenagem linfática

O estudo mostrou que dormir sobre o seu lado esquerdo tem um efeito positivo no funcionamento do sistema linfático. Esse sistema transporta nutrientes importantes e limpa o corpo ao remover resíduos que são filtrados pelos linfonodos. Como esses resíduos são drenados no lado esquerdo do seu corpo antes de serem expelidos, dormir sobre esse lado ajuda a melhorar essa drenagem. 

2. É melhor para o coração

Dormir sobre o seu lado esquerdo facilita o bombeamento de sangue pelo coração para o resto do corpo. Isso porque a artéria principal (a aorta) dobra-se para a esquerda. Quando dormimos sobre o lado direito, o sangue tem que ser bombeado "para cima". Mas quando dormimos sobre o lado esquerdo, o fluxo sanguíneo melhora.

3. Melhora a digestão

Quando dormimos sobre nosso lado direito, nós permitimos que o fluxo do ácido estomacal vá para dentro do esôfago. Isso é chamado "refluxo ácido" e talvez você o conheça pelo seu nome popular: azia. Porém, quando dormimos sobre nosso lado esquerdo, o ácido estomacal não vai para dentro do esôfago, pois ele sai pelo lado direito do estômago. Se você tem problemas digestivos, você certamente deveria tentar dormir sobre o seu lado esquerdo.

4. Funciona com nossa anatomia natural 

O estômago e o pâncreas estão localizados no lado esquerdo do corpo. Quando dormimos sobre o lado direito, o corpo tem que trabalhar contra a força da gravidade. Isso coloca pressão nos órgãos, o que inibe o bom funcionamento.

5. Alivia o baço

O baço também está localizado no lado esquerdo do corpo. Esse órgão é responsável por limpar nosso sangue. Os resíduos transportados pelo sistema linfático são levados ao baço, onde podem ser expelidos do corpo mais rapidamente. Dormir sobre o nosso lado esquerdo permite que esse órgão importante funcione efetivamente.

Se você ainda não está convencido, tente dormir sobre o seu lado esquerdo algumas noites e talvez você se sinta um pouco mais saudável. Tentar não dói! 

Comentários

Também incrível