Truques de linguagem corporal para causar uma boa primeira impressão.

Seja em festas, em reuniões ou em entrevistas de emprego, nós encontramos pessoas novas quase todos os dias e nas mais diversas situações. Frequentemente, nós não temos muito tempo para conhecer cada uma delas, então uma primeira impressão é incrivelmente importante. Na verdade, gostar ou não de uma pessoa é uma decisão que acontece em nosso subconsciente logo nos primeiros segundos de um encontro. Gestos, expressões faciais e postura (a famosa "linguagem corporal") são essenciais para criar uma boa primeira impressão. Com estes truques comportamentais simples, você com certeza fará sua primeira impressão ser boa e duradoura. 

Flickr/bellmon1

Postura correta

Se você olhar em volta, verá que muitas pessoas não prestam atenção à postura delas. Elas ficam ali, meio desleixadas e ligeiramente curvadas, como que fechada para o mundo. Esse tipo de linguagem corporal transmite a mensagem de que a pessoa não tem muita confiança, e também não faz bem para as suas costas. Aqui estão algumas dicas para manter uma postura mais confiante: 

1. Endireite-se e tente ficar o mais alto possível (como se estivesse tentando enxergar atrás de algo bloqueando sua visão).

2. Mantenha uma postura sólida (pernas afastadas na mesma distância do quadril).

3. Fique nessa posição, mas não se esqueça de relaxar os ombros e o pescoço. 

O objetivo é ter uma postura confiante, porém relaxada. Simplesmente coloque seus ombros um pouco para trás para ter o mesmo efeito e parece mais determinado e cheio de energia.

Flickr/Quinn Dombrowski

Postura sentado

Muitas pessoas tendem a afundar na cadeira ou se curvar até parecer um ponto de interrogação humano. Lembra-se quando lhe diziam para "se sentar direito" quando você era uma criança? Bem, a ideia é exatamente essa, mas isso não significa que precisa ser desconfortável:

4. Endireite suas costas sem entortar para trás.

5. Mantenha seus pés afastados na distância do quadril.

6. Mantenha a parte superior do corpo esticada (seu estômago e os músculos das costas devem estar sempre rígidos).

Esta posição sentada vai fazer você parecer mais autoconfiante e dinâmico (e é ótima para as suas costas também!). 

Flickr/WOCinTech Chat

Truques comportamentais

Quer você esteja sentado ou em pé, existem certos comportamentos que podem afetar positivamente a sua aparência:

7. Mantenha uma postura aberta (braços cruzados passam uma mensagem de ser fechado e pouco amigável).

8. Imite os gestos da pessoa com quem você está falando (por ex.: cruze as pernas, sorria)

Esse último ponto é baseado em um fato simples: nós tendemos a gostar de pessoas similares a nós. Neste caso, não é para ser um espelho, então não se esqueça de fazer isso de forma natural e sutil.

Entrando em uma sala

Os primeiros segundos de nosso primeiro encontro com alguém geralmente determinam a nossa impressão geral sobre essa pessoa. Isso começa quando ela entra na sala. Para deixar a melhor impressão possível, tente usar estas dicas:

9. Sorria naturalmente (a forma mais fácil de conseguir isso é pensando em algo que te faz feliz).

10. Cumprimente todas as pessoas na sala enquanto as olha nos olhos (um aceno de cabeça amigável geralmente é o suficiente, mas certifique-se de fazer contato visual). 

11. Quando estiver apertando mãos, não aperte muito forte ou fraco demais (sua pegada deve ser mais ou menos a mesma de quando você pega uma sacola de tamanho médio).

12. Tome o seu tempo (você parecerá mais calmo e em controle da situação).

Dica: quando entrar em um ambiente grande, você pode simplesmente acenar e sorrir para a maioria das pessoas, especialmente aquelas que você ainda não conhece. Talvez você tenha que juntar um pouco de coragem, mas sua abertura deixará todos com uma boa impressão e tornará futuros contatos muito mais confortáveis. 

Flickr/PROJustin Taylor

Expressão facial

Você sabia que o rosto humano tem 26 músculos? Levando isso em conta, não é de se surpreender que expressões faciais tenham tanto impacto em como nós julgamos outras pessoas. Estas duas dicas vão te ajudar a usar essas expressões para atingir o efeito positivo máximo:

13. Tenha o hábito de sorrir mesmo quando você está sozinho (como se você estivesse olhando para algo prazeroso).

14. Sempre olhe as pessoas nos olhos (com um sorriso amigável e sem encarar).

Uma expressão assertiva e amigável pode abrir quase qualquer porta, e você notará uma melhoria no seu humor ao sorrir com maior frequência. 

Flickr/IamNotUnique

Por mais simples que estas dicas pareçam na teoria, elas podem levar algum tempo até que você se acostume a usá-las em situações reais. Mas como tudo na vida, a prática leva a perfeição. E uma vez que você se sentir confortável utilizando-as, você começará a ver que sua primeira impressão terá um efeito bastante duradouro. 

Fonte:

Lifehack

Comentários

Também incrível