Mulher se submete a cirurgia para que seus olhos voltem ao normal.

Maria e seu marido eram um casal comum. Eles se apaixonaram, tinham um filho e estavam esperando pelo segundo. Seus sonhos estavam se tornando realidade. No entanto, algo inesperado estava prestes a acontecer.

Mehryar (Ray) Taban, MD - TabanMD - Beverly Hills -- OCULOPLASTICS Surgery

Durante a sua segunda gravidez, o corpo de Maria começou a mudar, mas não no sentido de que seu útero estava cada vez maior. Maria estava perdendo peso de forma alarmante, além de ter sensações estranhas nos olhos. Alguns de seus sintomas eram de dor constante, como se tivesse areia dentro dos olhos, e lacrimação excessiva. Depois de dar à luz, o problema persistia e as dores estavam cada vez piores. Então, ela decidiu ir ao médico. 

Depois de consultar o médico, ela foi diagnosticada com a Doença de Graves, um hipertireoidismo que se desenvolve em apenas 2% das mulheres. Porém, sem que ela notasse, um outro sintoma muito mais singular estava se manifestando em seu corpo. Um dia, enquanto olhava fotos antigas, ela percebeu: aquela mulher das fotos era muito diferente da que via agora no espelho. E tudo se devia a um fator impressionante: seus olhos tinham crescido desproporcionalmente! Na imagem abaixo, você pode ver o quanto seus olhos tinham crescido (não, ela não estava os arregalando de propósito). 

Mehryar (Ray) Taban, MD - TabanMD - Beverly Hills -- OCULOPLASTICS Surgery

Claro que isso não tinha acontecido da noite para o dia, mas gradualmente. Por isso que ela não se deu conta até ver as fotos antigas. O crescimento anormal dos olhos é uma das consequências que o seu hipertireoidismo podia ter. Pouco a pouco, eles começaram a sair da órbita, um fenômeno conhecido como exoftalmia

 Com o passar dos anos, a doença só piorou. Seus olhos já estavam tão grandes e para fora que suas pálpebras já não conseguiam se fechar, e seus cílios tinham começado a crescer para cima. Isso fazia com que eles ficassem presos em suas pupilas, causando-lhe dores horríveis. Ela tinha que pingar constantemente gotas para umedecer um pouco os seus globos oculares. Ela acordava com dor, ficou extremamente sensível à luz e odiava sua aparência. 

As pessoas começaram a zombar dela, olhando-a com estranhamento nas ruas e chamando-a de "olhos de pug". Ainda que seu marido lhe dissesse constantemente que ela continuava linda apesar das mudanças em sua aparência, Maria chorava à noite. 

Mehryar (Ray) Taban, MD - TabanMD - Beverly Hills -- OCULOPLASTICS Surgery

"O que vejo quando me olho no espelho é uma estranha me olhando de volta", conta Maria. 

Sua autoestima estava tão baixa e a dor era tão insuportável que ela tomou a decisão de passar por uma cirurgia. O procedimento consistia em extrair pedaços de osso e lixar em volta dos globos oculares, algo assustador para muitos, mas que valia a pena para ela. O objetivo era criar espaço suficiente para que seus olhos pudessem voltar a caber nos buracos do seu crânio.

A operação foi bem sucedida, mas a recuperação levou semanas, nas quais Maria não via o resultado final. Finalmente, seu caso era tão excepcional que ela foi convidada para o programa de televisão "The Doctors" ("Os Doutores", em tradução livre), onde contaram sua história e mostraram imagens do procedimento médico (se você tem problemas em ver sangue, é melhor não assistir ao vídeo!). 

Mehryar (Ray) Taban, MD - TabanMD - Beverly Hills -- OCULOPLASTICS Surgery

Ainda que ela soubesse que seus olhos ficariam um pouco melhor, ela jamais imaginou o que veria ao se olhar na tela. Quando ela se virou, o público deu um grito. Ela estava linda! Ela havia recuperado a sua aparência antiga completamente. Além disso, ela não sentia nenhuma dor e suas pálpebras podiam se fechar novamente.  

 Emocionada e em lágrimas, Maria explicou como estava feliz em voltar a sentir-se bem na sua pele. O médico, que estava entre o público, também contou que a recuperação de Maria tinha sido impressionante, até mesmo para ele.

Mehryar (Ray) Taban, MD - TabanMD - Beverly Hills -- OCULOPLASTICS Surgery

É ótimo quando a medicina consegue mudar a vida das pessoas. Sem dúvida alguma, esses especialistas fizeram um trabalho incrível para melhorar a vida de Maria. Eles lhe devolveram o amor próprio e, mais do que isso, acabaram com as dores horríveis. Ficamos felizes por Maria!

Se quiser ver o vídeo do programa de "The Doctors" (em inglês), clique aqui: 

Comentários

Também incrível