Em 1850, fazendeiro descobriu cidade de mais de 5000 anos.

Em 1850, um fazendeiro escocês das ilhas Orkney fez uma descoberta incrível. Enquanto inspecionava os danos causados por uma forte tempestade, ele encontrou uma passagem de pedra em uma pequena baía. O que havia lá dentro surpreendeu a todos.

Orkney Islands [GB], 2004, Skara Brae.

Ele encontrou resquícios de uma civilização ancestral. Há milhares de anos, havia uma sociedade florescendo ali. Até aquele dia do ano de 1850, os indícios haviam sido encobertos pelas dunas. Foi a tempestade que expôs o local.

Skara Brae

Este assentamento tem mais de 5000 anos, logo, ele é mais antigo do que as pirâmides do Egito! A cidade era conhecida como Skara Brae. As casas ficaram bem protegidas graças às dunas de areia, e, por isso, permaneceram em boas condições. Para os arqueólogos, isso é como ganhar na loteria.

Orkney Skara Brae.jpg
By John Burka, CC BY-SA 3.0, Link

Colonizado entre 3180 e 2500 a.C, este é um dos mais antigos sítios arqueológicos permanentes da Grã-Bretanha. Oito casas de pedra permaneceram intactas e permite que nos aproximemos mais da cultura deles. Os pesquisadores acreditam que entre 50 a 100 pessoas viveram ali.

Reconstruction

Cada uma das casas era ligada às outras por meio de um sistema de túneis, que também podia ser bloqueado por uma porta de pedra.

Skara Brae

Um detalhe se destaca: em cada cômodo tem uma cama maior do que as demais. Além disso, existem prateleiras, cadeiras, armários e guarda-roupas em cada um. Algumas das caixas onde guardavam seus pertences eram à prova d'água. Cientistas imaginam que peixes vivos eram mantidos ali para que ficassem frescos para serem cozidos depois.

Skara Brae house 1 5.jpg
By Wknight94 - Own work, CC BY-SA 3.0, Link

Escavadores também ficaram animados com outra coisa: cada casa tinha banheiro e até sistema de esgoto.

Bed at Skara Brae

Skara Brae era muito baseada em princípios familiares. As casas eram mobiliadas de maneira similar, levando os pesquisadores a pensar que não havia um líder soberano, mas que todos tinham a mesma importância.

Skara Brae

Uma teoria popular é que estes foram os Pictos (como eram chamados os antigos habitantes da Escócia), que se firmaram ali durante a Era Glacial Britânica. As casas e a geografia certamente cabem a esse grupo de pessoas de origem desconhecida.

No entanto, mesmo que os pesquisadores tenham descoberto bastante coisa, ainda existem muitos mistérios. Ninguém sabe, por exemplo, por que a vila foi abandonada há 2500 anos atrás. Ainda há muitos segredos ali que valem uma segunda visita ao local.

Comentários

Também incrível